Vila Franca do Campo é uma vila, sede de um pequeno município com 78,00 km² de área e 11 229 habitantes (2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Ribeira Grande, a leste pela Povoação, a oeste por Lagoa e a sul tem litoral no oceano Atlântico.
O Ilhéu de Vila Franca é desde 1993 uma reserva natural. Constitui-se numa pequena ilhota vulcânica, distante cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, e 1200 metros do cais, no centro da vila. Deste porto existem ligações regulares com o ilhéu durante a época balnear.
Ermida de Nossa Senhora da Paz. Este templo construído em 1764 remonta a um templo mais primitivo, erguido possivelmente no século XVI, segundo a tradição no local onde um pastor terá encontrado uma imagem da Virgem numa gruta. O atual templo, erguido sobre o anterior, data do século XVIII.O templo encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo Regional dos Açores desde 1991.
Fazem a delícia de quem por aqui passa, as célebres Queijadas da Vila que tiveram a sua origem na doçaria do Convento de Santo André e ainda hoje são fabricadas em segredo religiosamente mantido por duas famílias apenas.
Whale Watching , atividade muito apreciada pelos turistas e pelos locais. As embarcações saem da marina de Vila Franca do Campo e seguem pela costa para avistarem baleias e golfinhos.