Ponta Delgada com mais de cinco séculos de existência, é uma cidade plana, moderna e cosmopolita. É sede de um município com 231,90 km² de área e 68 809 habitantes (2011), subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a leste pelos municípios da Ribeira Grande e da Lagoa e tem costa no oceano Atlântico a norte, sul e oeste. É a capital administrativa do Governo Regional desde que os distritos foram extintos, por volta de 1976 (conjuntamente com Angra do Heroísmo (sede de diocese) e Horta, onde se sedia o Parlamento regional).
Recentemente (2008), a sua linha de costa foi ampliada com a inauguração das “Portas do Mar", projeto composto por parques subterrâneos, restaurantes, bares, lojas e variados locais para diversão noturna, da autoria do arquiteto Manuel Salgado.
Gruta do Carvão, com um centro interpretativo, permite uma visita guiada por essa gruta que passa, em parte, por baixo da cidade de Ponta Delgada.
Whale Watching , atividade muito apreciada pelos turistas e pelos locais. As embarcações saem da marina de Ponta Delgada e seguem pela costa para avistarem baleias e golfinhos.
O Museu Carlos Machado, criado pelo Dr. Carlos Machado, em 1876, abriu ao público a 10 de Junho de 1880, nas instalações do então Liceu Nacional de Ponta Delgada, apresentando coleções de Zoologia, Botânica, Geologia e Mineralogia, hoje consideradas históricas.