Santa Cruz das Flores é um concelho sito na metade nordeste da ilha das Flores, com cerca de 2493 habitantes.
A grandiosidade e diversidade da orla costeira das Flores justificam um prolongado passeio de barco. Apenas pelo mar se encontra, por exemplo, o Arco de Santa Cruz das Flores. Atravessar o braço de mar que liga ao Corvo é tarefa acessível, recorrendo aos vários operadores que promovem viagens para a descoberta da pequena ilha que marca o horizonte na costa nordeste das Flores. A prática balnear encontra pouso nas piscinas naturais de Santa Cruz.
Mergulho e observação de cetáceos são atividades que encontram boas condições nas Flores. A pesca pode ser realizada em rochedo, no mar ou nas ribeiras cheias de trutas. Em terra, com a devida licença, caçam-se galinholas e coelhos. A ilha é um dos melhores pontos dos Açores para observação de aves como a estrelinha e a toutinegra, e constitui um verdadeiro santuário para encontrar espécies nativas e migratórias, em especial do continente americano.
Face à abundância de ribeiras e quedas de água, o canyoning está em grande expansão. Existem dezenas de locais adaptados à prática da modalidade e há cursos de iniciação para quem nunca experimentou esta forma de aliar adrenalina ao contacto com a Natureza.
FONTE: www.visitazores.com